Cooperativa de Trabalho e
Saúde Domiciliar
Nossos serviços
Atendimento às necessidades pontuais do paciente. Ele recebe em casa os cuidados da nossa equipe de profissionais.
A Assistência Domiciliar pode acontecer nos formatos Gerenciamento ou Assistência Especializada.
A assistência prestada nessa modalidade pode incluir: Técnico de Enfermagem para procedimentos pontuais ou Terapia da Equipe Multidisciplinar (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiros, terapeuta ocupacional e cuidador) conforme a necessidade do quadro clínico.
PSD – Programa de Saúde Domiciliar
Fisioterapia
O atendimento fisioterapêutico domiciliar visa o tratamento preventivo e a reabilitação da saúde, em crianças, adultos e idosos. Dispomos de profissionais com experiência em Ventilação mecânica domiciliar adulto e pediátrica.
Fonoaudiologia
As sessões de Fonoaudiologia são estabelecidas de acordo com a necessidade de cada paciente. Possuem como objetivo adequar os órgãos fonoarticulatório e todo sistema estomatognático
Enfermeiros
Os profissionais de enfermagem oferecem um tratamento no ambiente domiciliar com o cumprimento de todas exigências estabelecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem, entre outros órgãos competentes, como o de prestar um serviço que seja responsável por promover saúde e bem-estar ao paciente, bem como prevenir agravos e tratar de diferentes tipos de doenças.
Técnicos em enfermagem
Acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha.
Algumas tarefas que fazem parte da rotina do técnico em enfermagem:
-
Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde.
-
Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada.
-
Ajudar nos cuidados de higiene.
-
Estimular e ajudar na alimentação.
-
Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como: andar, tomar sol e exercícios físicos.
Cuidadores
O bom cuidador é aquele que observa e identifica o que a pessoa pode fazer por si, avalia as condições e ajuda a pessoa a fazer as atividades. Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas.
Terapeuta ocupacional
O objetivo do terapeuta, aqui, é ajudar os indivíduos a melhorarem as habilidades sensoriais, motoras e cognitivas alteradas pelo episódio e, assim, devolver-lhes a sua autonomia e independência. Para isso, eles contam com uma série de atividades e estratégias reabilitadoras e/ou de compensação/adaptação que, com o tempo, “reprogramam” as partes do cérebro comprometidas e ajudam o paciente a recuperar seus papéis ocupacionais.
Massoterapia
Tratamento indicado para proporcionar equilíbrio entre corpo e mente. Seu objetivo é reduzir atrofias e agir na prevenção e no tratamento de contusões musculares e dores. Além disso, a massagem terapêutica contribui para a desintoxicação do organismo e o estímulo ao relaxamento.